Plano de Leituras-3º Ciclo-2020-21


7º Ano 

Planos das Turmas

7º A_Arg

No primeiro período os alunos fizeram a leitura coletiva da obra O Cavaleiro da Dinamarca de Sophia de Mello Breyner Andresen. No 2º período- "História da gaivota e do gato que a ensinou a voar" e no 3º período será lido "Dentes de rato".


7º A_Co

Os alunos realizam leitura, duas vezes por semana, numa das três modalidades propostas.  No 1.º período, tem-se optado, essencialmente, pela leitura silenciosa de obras que os alunos trazem de casa ou da BE ou pela leitura em voz alta, feita pelos alunos, a partir de textos projetados pelos docentes. Foram lidos: Uma Aventura nos Açores ; Vanessa vai à luta;História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar; A todos os rapazes que já amei; Uma Aventura em Evoramonte; Socorro! Sou uma adolescente de Ana Luísa Pais ; Uma Aventura na casa Assombrada; Sou bom, mas não me gabo; Uma Aventura na Biblioteca; A escola dos Piratas; Não te quero matar; Uma Aventura na Praia; Uma Aventura em Lisboa ; Gerónimo Stilton o caso estranho do ladrão de notícias; Robinson Crusoe.


7º B_Arg 

Os alunos fizeram as seguintes leituras, no âmbito do Projeto "10 minutos a ler": As gémeas voltam ao colégio - Enid Blyton; O Hobbit - J. R. R. Tolkien; A Lua de Joana - Maria Teresa Maia Gonzalez; A minha vida é um filme - Paula Pimenta; A Seleção - Kiera Cass; O Principezinho - Antoine de Saint-Exupéry; Bicicleta à chuva - Margarida Fonseca Santos; A Rapariga Rebelde - Enid Blyton; As gémeas no Colégio de Santa Clara - Enid Blyton.As leituras foram essencialmente em silêncio, No período do E@D, na disciplina de Português, os alunos leram excertos da obra "História da gaivota e do gato que a ensinou a voar", de Luis Sepúlveda. Na disciplina de Ed. Física, as leituras relacionaram-se com as temáticas da saúde (obesidade e importância de fazer desporto) e cumpriu-se o cronograma dentro do possível.


7º B_CO

Os alunos realizam leitura, duas vezes por semana, numa das três modalidades propostas. No 1.º período, tem-se optado, essencialmente, pela leitura silenciosa de obras que os alunos trazem de casa ou da BE ou pela leitura em voz alta, feita pelos alunos, a partir de textos projetados pelos docentes. Foram lidos: Diário de uma Tótó de Rachel Renée Eussell; As Feras - Roce O Mágico de Joachim Masannek ; A incrível fuga do meu avó de David Wallians Masannek; O Detetive Esqueleto - Dias Negros de Derek Landy; Rapto em Londres de Manuela Ribeiro; O Diário de um Banano deJeff kinney; More Horowitz Horrr Anthony Horowitz; Diário 3 de Alex Hirsch e Rob Renzetti


7º C_Arg

Leitura essencialmente recreativa. Leitura expressiva.


8º Ano 

Cronogramas






8ºA _ Arg

Leituras recreativas e silenciosas, ao gosto dos alunos: Diário de um banana de Jeff Kinney; Escola, os piores anos da minha vida (parte 1); Escola, os piores anos da minha vida (parte 2) de James Patterson; O Diário de um Banana 12 Põe-te A Milhas! De Keff Kinney; O rapaz do pijama as riscas de Jonh Boyne; Nova Iorque sob trevas de Adam Christopher; Um crime no expresso oriente de Agatha Christie; As crónicas de Nárnia: o sobrinho do Mágico de C. S. Lewis; O Meu Pé de Laranja Limade José Mauro de Vasconcelos; O Fim da Inocência de Francisco Salgueiro; coleção Uma Aventura de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Princess Emily and the Beautiful Fairy de Vivian French; O gato Malhado e a Andorinha Sinhá de Jorge Amado; Socorro! Sou Uma Adolescente! de Ana Luísa Pais; O Diário de um Banana 13 - Vai Tudo Abaixo; O diário de um banana- Eu odeio o meu irmão; A rapariga do casaco azul de Monica Hesse...


8º A_Co

A opção escolhida pelos alunos foi a Opção 1 - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos por dia. Livros lidos: A vida é uma escola Autor: André Fernandes; Valorize mais a sua vida Autor: A.Balbach; Harry Potter e o cálice de fogo Autor: J.K Rowling; Os cinco Autor: Enid Blyton; Rosa minha, irmã Rosa Autor: Alice vieira; 7 minutos Autor: Lara Morgado; Marly & Eu Autor: John Grogan; Crepúsculo Autor: Stephenie Morgan;Tom Sawier Autor: Mark Twain; Harry Potter e o príncipe misterioso Autor: J.K Rowling; O segredo do Tigre Autor: Jerónimo Stilton; Os sonhos não têm teto Autor: David Carreira; Desafio do escuro Autor: Susannah McFARLANE; Amigo do computador Autor: Maria Teresa maia Gonzalez


8º B_Arg

A opção escolhida pelos alunos foi a Opção 1 - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos por dia. Esta opção implica que cada aluno tenha um livro na sua posse, seja ele do próprio ou requisitado na biblioteca. Alguns livros lidos: O Diário de Anne Frank ; Os livros de Harry Potter J.K Rowling; O Último Grimm ; O Retrato de Dorian Grey; Os Maias; Bocage; As Irmãs de Auschwitz; Isto só acontece nos filmes; Uma Aventura em Macau; Escola dos Piratas; A Lua de Joana; A princesa que veio da Lua; O príncipe e o pobre; Hashtag sem filtro; O Diário de uma Montanha Russa; A Rapariga do Casaco Azul; A Mente; Todos os garotos que já amei; Alice no País das Maravilhas; Tudo e Nós; Não te F*das; A Distância entre nós; A Mulher que escondeu Anne Frank; A Rapariga que Roubava Livros; O Rapaz do Pijama às Riscas; Os Filhos da Droga; A Primavera Interrompida...

8º C_Arg

A opção escolhida pelos alunos foi a Opção 1 - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos por dia. Esta opção implica que cada aluno tenha um livro na sua posse, seja ele do próprio ou requisitado na biblioteca. Os professores de cada disciplina poderá optar por outra modalidade. Livros lidos: Árvore dos Sonhos; Diário de Anne Frank; Uma aventura em Conímbriga, Gêmeas no Colégio; Harry Potter; A viúva e o papagaio; O bando das cavernas; As crónicas de Rosewood; Auto da Barca do Inferno; A ilha do tesouro.


9º Ano 

Cronogramas


A Inserir...
A Inserir...




Opção da Equipa Educativa

 No mês de setembro, foi constituída uma pequena biblioteca de turma e os livros selecionados ficaram guardados no armário da sala da turma. A partir do mês de outubro, os alunos foram lendo o livro escolhido durante dez minutos, duas vezes por semana, em disciplinas diferentes. Na disciplina de Educação Física, o/a docente levará um livro para o espaço da aula e serão designados dois ou três alunos para fazerem uma leitura em voz alta do livro escolhido. Todas as disciplinas deverão participar nesta iniciativa de forma rotativa. A elaboração da calendarização das sessões de leitura por disciplina fica a cargo do/a respetivo/a Diretor/a de Turma. 

9º A_Arg

 MODALIDADE (OPÇÃO 1) - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos. Livros lidos: Auto da barca do Inferno- Gil Vicente; O Jardim Secreto - Carla Maria de Almeida; A filha da Cayetana- Carmen Posadas; A Reclusa-Debra Jo Immergut; O Louco verão dos munins - Tove jansson; Diário de Anne Frank- Anne Frank; O livro dos fãs do Ronaldo - Luís Miguel Pereira; O Príncipe Caspian; O Estranhão 5- Álvaro Magalhães; Harry Potter e o príncipe misterioso- JK Rowling; Harry Potter e a pedra filosofal - JK. ROWLING; O Senhor dos anéis - Isabelle Smadja; O Estranhão 2 - Álvaro Magalhães; Detetive Maravilha- Maria da Rosário Pereira; A Viagem ao Mundo das Drogas - Charles Duchaussois; O oráculo- Catherine Fisher...


9º A_CO

Seguindo as diretrizes da Equipa Educativa, o projeto desenvolve-se de acordo com o cronograma. Foi criada uma Biblioteca de Turma. Livros lidos: " O Capital" de Karl Marx, o "Mein Kampf" do Hitler e o pequeno extrato do "Diário de Anne Frank"


9º B _Arg

Leituras variadas. Opções da Equipa Educativa.


9º C_Arg

Opções da Equipa Educativa.



A Inserir...
A Inserir...

Evidências

7º B_Arg

7º C_ Arg - Leituras de Abril 

8ª A/B _Arg

O Guardador de Rebanhos | Poemas de Alberto Caeiro | Fernando Pessoa - Disciplina de EV

9º A _Arg

9º C_Arg

9º A_CÔJA

9ºD _ Arg

© 2022-23 10 Minutos a Ler - Eulália Nunes-PB do Agrupamento de Escolas de Arganil
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora