Plano de Leituras-Pré-escolar-2020-21
No sentido de articular com a Biblioteca Escolar, as educadoras irão participar no Projeto "Dez Minutos de Leitura", adaptando-o ao Pré-escolar. Considerando a importância do PNL, que permite impulsionar o uso do livro e das bibliotecas como fontes de saber e de cultura, sendo transversal a múltiplas literacias, pretendemos motivar uma maior utilização desses livros, selecionados por critérios de qualidade e fundamentos científicos. Mensalmente, cada docente seleciona duas histórias do PNL, para serem exploradas com o seu grupo.
Arganil - Grupo Turma da educadora Emília Barbosa
Leitura do livro Avós;
O Livro da Família
Côja 1 - Grupo Turma da educadora Maria da Esperança Abreu
No âmbito da semana da alimentação, e tendo em conta que outubro é o mês das Bibliotecas Escolares, os meninos da sala 1 do Jardim de Infância de Coja ouviram e exploraram a história A menina que não gostava de fruta.
Com a colaboração dos pais/encarregados de educação que enviaram para o Jardim de Infância diversos frutos de outono, as crianças, depois de os observarem a nível de tamanho, textura, cor e cheiro, fizeram ainda a degustação de alguns frutos, para perceberem que uns são mais doces e outros amargos.
Antes da degustação dos frutos, fizeram contagens, operações simples de adição e substração, ordenaram-nos em termos de tamanho de forma crescente e decrescente.
E é assim que fazemos na sala 1 do Jardim de Infância: tocamos, observamos e experimentamos para melhor aprendermos!
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
Côja 2 - Grupo Turma da educadora Sandra Gouveia
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
São Martinho da Cortiça - 1 -Grupo Turma da educadora Graça Quinaz
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
Durante a época do Natal, foram lidos os seguintes livros: Boneco de Gengibre, Os três Porquinhos e Pinóquio
Ao explorar o tema "A Primavera", foi apresentada a obra "Ildinha e Maximiliano", de Fernando Krahn, que refere a reprodução das espécies, nesta época do ano. Baseados nos personagens da história, construímos joaninhas e um ramo de árvore com folhas, através de recorte, colagem, dobragem, grafismos e pintura. Recontámos a história e com as joaninhas confecionadas, tivemos oportunidade de efetuar contagens e introduzir noções de adição e subtração.
São Martinho da Cortiça - 2 - Grupo Turma da educadora Graça Rodrigues
No âmbito da semana da alimentação, e tendo em conta que outubro é o mês das Bibliotecas Escolares, os meninos da sala 1 do Jardim de Infância de Coja ouviram e exploraram a história A Ovelhinha que Veio para Jantar. No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
Temática de Inverno: O sapo e o Inverno
3º Período - A Primavera: "Luisinho e as andorinhas este menino que se chamou Beethoven", de Papiniano Carlos
Sarzedo 1 - Grupo Turma da educadora Elisabete Cavaco
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
Sarzedo 2 - Grupo Turma da educadora Margarida Rêgo
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho. Como temática do Natal, foi tratado o livro O primeiro Natal dos animais, de Benoit Debecker. Junho
"Vamos
ajudar a terra" de Julian Lennon e Bart Davis
Pomares - Grupo Turma da educadora Gina Miranda
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho. Como leitura de natal, foi tratado o livro O Homem Boneco de Gengibre.
Pombeiro da Beira - Grupo Turma da educadora Susana Peres
No âmbito da temática Descobrir Caminhos para a saúde e o Bem-estar, leram-se os livros: Matilde Vai para o Jardim de Infância e Nadadorzinho.
Em fevereiro, o grupo do JI de Pombeiro da Beira trabalhou e explorou a história "O Elefante com o Coração na Lua" de Marlene Ferraz e Paulo Galindro
Em março foi trabalhado o livro "Arrumado" da Autora Emily Gravett; em abril, foi explorada a temática da PRIMAVERA.
EVIDÊNCIAS
A menina que não gostava de fruta - Grupo Turma da educadora Maria da Esperança Abreu
A Ovelhinha que veio para Jantar - Grupo Turma da educadora Graça Rodrigues
Avós - Grupo Turma da educadora Emília Barbosa
Boneco de Gengibre, Os três Porquinhos e Pinóquio - Grupo Turma 1 da educadora Graça Quinaz
O primeiro Natal dos animais. Sala 2-JI de Sarzedo - Grupo Turma da educadora Margarida Rêgo
O Homem Boneco de Gengibre
O sapo e o Inverno - Reconto pelos alunos da educadora Graça Rodrigues
"O Elefante com o Coração na Lua" de Marlene Ferraz e Paulo Galindro - Grupo Turma da educadora Susana Peres
Arrumado de Emily Gravett
- Grupo da educadora Susana Peres
A PRIMAVERA
Várias Leituras - S. Martinho da Cortiça - Grupo da Educadora Graça Rodrigues
O Meu Livro de Pedro Reisinho - Grupo 1 do JI de Arganil - Educadora Emília
Laço Azul; Dia da Mãe e Primavera - JI de Côja - Sala 2, Educadora Sandra Gouveia
O Livro da Família - Grupo 1 do JI-Arganil - Educadora Emília Barbosa
"Luisinho e as andorinhas este menino que se chamou Beethoven", de Papiniano Carlos - Educadora Graça Rodrigues
"Ildinha e Maximiliano" - Grupo 1 do JI de S. Martinho da Cortiça da Educadora Graça Quinaz
O Livro na BE
"Vamos
ajudar a terra" de Julian Lennon e Bart Davis - Grupo da educadora Margarida Rego