Plano de Leituras-Secundário-2020-21


Planos das Turmas

10º Ano A

Na disciplina de Português, os alunos fazem a leitura, de forma autónoma, dos livros que apresentaram ( em certas alturas, são os 10 minutos todas as aulas, outras em que os alunos leem, no final da aula, quando acabam de realizar as tarefas solicitadas). Nas aulas de Matemática - leitura do texto "O Prémio Abel" que faz referência aos prémios atribuídos a descobertas na área da Matemática e que tentam colmatar a falta de um prémio Nobel da Matemática." Na disciplina de BG foi feita a leitura pela docente do artigo da NG, novembro de 2020, "Não desperdicemos esta oportunidade", Ensaio de Robert Kunzig.

10º Ano D e E

As primeiras sessões foram de leitura individual, com propostas sugeridas pela Professora de Português e pela Professora Bibliotecária: As aventuras de Tintim, Zits, Fox Strot e Agnes. Para outras sessões, alguns alunos levaram o que andam a ler e fizeram algumas leituras em voz alta. Em algumas disciplinas, têm selecionado textos - os professores levam para os alunos ou projetam. 

10º Ano F- TAS_Multimédia

Leituras variadas, de artigos científicos


Cronogramas


11º Ano 

Opções Metodológicas da Equipa

Nas turmas do 11.º ano, o projeto  será dinamizado, desde o primeiro período, em diferentes modalidades: Leituras autónomas (obras escolhidas pelos alunos); Leituras sugeridas pelos docentes (de acordo com as temáticas abordadas nas diferentes disciplinas ou temática do mês) e Leituras partilhadas (pelos docentes e pelos alunos) que podem ser acompanhadas de discussão. Idealmente, as sessões ocorrem duas vezes por semana, envolvendo todas as disciplinas, de forma rotativa. No segundo período, houve necessidade de proceder a alterações devido ao E@D, tendo o projeto sido implementado em sessões síncronas e/ou assíncronas, atendendo à especificidade das diferentes disciplinas.


11º Ano A

Foram seguidas as opções metodológicas da Equipa Educativa. Alguns livros partilhados: Sapiens - Breve História da Humanidade de Yuval Harari; As Intermitências da Morte de José Saramago; The Perks Of Being a Wallflower; Orgulho e Preconceito de Jane Austen; Os Números Promos de Henrique Gracien; Mil Vezes Adeus de John Green; A Rapariga que Roubava Livros de Markus Zusak; O Mundo à Beira de Um Ataque de Nervos de Matt Haig; A Promised Land de Barak Obama; A Vida Num Sopro de José Rodrigues dos Santos...

11º Ano B

Foram seguidas as opções metodológicas da Equipa Educativa. Alguns livros partilhados: 33 Cartas de Montmatre de Nicolas Barreau; O Homem de Giz de C. J. Tudor; Mães Como Nós de Luma Garbin; O Rapaz do Pijama Às Riscas de John Boyne; A Saga de Um Pensador de Augusto Curry; A Culpa é das Estrelas de John Green; A Invenção das Asas de Sue Monk Kidd; Sangue Fresco de Charlaine Harris; A Cidade dos Anjos Caídos de Cassandra Claire... 

11º Ano E - TAS/MEC

Modalidades: - Leituras dirigidas (de acordo com as temáticas lecionadas ou Projeto/Tema a desenvolver); Leituras autónomas; Leituras partilhadas.    Opção 1 - Leitura individual e silenciosa (livro do próprio ou requisitado na BE); Opção 2 - Leitura em voz alta, feita pelo professor e/ou alunos a partir de um documento impresso (livro, revista) ou digital. Pode haver continuidade até à leitura da obra integral; Opção 3 - Agendar com os alunos da turma os momentos de leitura, sendo da sua responsabilidade a escolha dos textos a ler.


12º A -CH

Desenvolvimento- ao longo do ano letivo em todas as disciplinas.

12ºB - LH

Desenvolvimento ao longo do ano letivo em todas as disciplinas.

 12ºB_CSE

Desenvolvimento ao longo do ano letivo, em todas as disciplinas.

12º D - Técnico de Desporto

Leituras autónomas (opção 1) - Ao longo das sessões, o aluno lê, em silêncio, um livro (à sua escolha; sugerido pelo Plano Nacional de Leitura; sugerido pela Coordenadora da Biblioteca Escolar). Leituras dirigidas (opção 2) - de acordo com as temáticas lecionadas ou Projeto/Tema a desenvolver. Leituras partilhadas (opção 3) - Em cada sessão, um aluno partilha com os outros um excerto do seu livro.

12º D -  Técnico de Auxiliar de Saúde

Leituras autónomas (opção 1) - Ao longo das sessões, o aluno lê, em silêncio, um livro (à sua escolha; sugerido pelo Plano Nacional de Leitura; sugerido pela Coordenadora da Biblioteca Escolar). Leituras dirigidas (opção 2) - de acordo com as temáticas lecionadas ou Projeto/Tema a desenvolver. Leituras partilhadas (opção 3) - Em cada sessão, um aluno partilha com os outros um excerto do seu livro.

12º E - Técnico de Mecatrónica 

Leituras autónomas (opção 1) - Ao longo das sessões, o aluno lê, em silêncio, um livro (à sua escolha; sugerido pelo Plano Nacional de Leitura; sugerido pela Coordenadora da Biblioteca Escolar). Leituras dirigidas (opção 2) - de acordo com as temáticas lecionadas ou Projeto/Tema a desenvolver. Leituras partilhadas (opção 3) - Em cada sessão, um aluno partilha com os outros um excerto do seu livro.

12º FTécnico de multimédia

Leituras autónomas (opção 1) - Ao longo das sessões, o aluno lê, em silêncio, um livro (à sua escolha; sugerido pelo Plano Nacional de Leitura; sugerido pela Coordenadora da Biblioteca Escolar)


Evidências

10º E - TAS - E@D

12ºA_CT                                                    E@D

© 2022-23 10 Minutos a Ler - Eulália Nunes-PB do Agrupamento de Escolas de Arganil
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora