1º Ciclo-2020-21
ARGANIL
1º ANO
Professora Eugénia Salgado
A turma tem desenvolvido o projeto na área de AEST, uma vez por semana (30 minutos) e ainda sempre que se relacione com algum tema em estudo nas outras áreas, nomeadamente a português. Os livros têm sido lidos pela professora titular. Os livros têm sido lidos pela professora bibliotecária Arminda Ramos: "Xico" de Paula Carballeira, " A Bruxa Mimi "; " A Mimi e o dragão da meia noite" ; " Mimi vai à praia"; "O computador da Mimi" de Valérie Thomas e Korky Paula; " Mais lengalengas" de Luisa Ducla Soares, "As cinco amigas" de Maruxa Olavide e Mª Fe Quesada; " O grufalão" e "A filha do Grufalão" de Júlia Donaldsen, Axel scheffler. Dez dedos Dez Segredos de Maria Alberta Menéres, Atividade relacionada com o tema de estudo do Meio: `A descoberta de Si Próprio- O meu corpo. Leitura da obra como motivação para a abordagem do tema de Estudo do Meio. O Cuquedo de Clara Cunha e Paulo Galindro- Atividade no âmbito do mês dos Afetos
1º Ano Turma B
Professora Alice Abrantes
Todos os livros foram lidos pela professora, uma vez que a turma é do 1ºano e só no final do 2º período, os alunos já estão a ler praticamente tudo. A Manta que dava Abraços, de Milu Loureiro; O Cuquedo, de Clara Cunha; O Cuquedo e um Amor que mete Medo, de Clara Cunha; João e o Pé de Feijão, conto tradicional; O Nabo Gigante, de Aleksei Tolstoi; Encontrámos uma semente, de Rob Ramsden; O Rato do Campo e o Rato da Cidade, de La Fontaine e versão de Alice Vieira; Aquela Nuvem e Outras, de Eugénio de Andrade; Os Ratinhos Sapateiros, histórias de encantar
2º A e 2º B
Emília Tiago e Helena Pedroso - colaboração de Paula Leal
Nos 1.º e 2.º períodos, foram abordados e trabalhados os seguintes livros: Os direitos das crianças, de Luísa Ducla Soares; "Gigões e anantes", da obra Têpluquê, de Manuel António Pina; O ciclo do chocolate, de Cristina Quental e Mariana Magalhães. Destes livros foi feita a leitura em sala de aula, pelos alunos, a exploração da história com partilha de ideias e a criação de uma ilustração no caderno diário. No E@D O Monstro das cores, de Anna Llenas. Deste livro, os alunos, após audição da história, desenharam o seu monstro das cores no caderno diário e depois, em E@D, fizeram os monstros das cores com diversos materiais, alguns dos quais expostos na escola. A Girafa que comia estrelas, de José Eduardo Agualusa; Foi lido um excerto por cada aluno e feito um desenho da história, em E@D. O nabo gigante, de Alexi Tolstoi; Depois da leitura dialogada da história, os alunos construíram os fantoches da história e filmaram a dramatização da história, usando os fantoches. O meu pai adora-me, de Giuliana Gregori. Leitura da história pela professora, enquanto os alunos construíam a prenda para o pai.
3.ºANO
Professora Maria dos Anjos
O projeto é implementado às sextas-feiras. Há sempre um aluno que voluntariamente lê, em voz alta, para a turma. Foram lidos: Os melhores beijinhos - Joanna Walsh e Judi Abbot Farra, a cigarra - Antoon Krings; A bruxa Mimi voa outra vez - Korky Paul e Valerie Thomas; As aventuras de Pinóquio - Carlo Collodi
4º Ano
Professora Manuela Silva e
Professora Bibliotecária Arminda Ramos
No primeiro período foram tratados os livros: O espantalho enamorado, de Guido Visconti; O meu Livro tem bicho, de Madalena da Luz Costa e Ricardo Ladeira Carvalho; A História de Portugal - 4 dinastias
côja
1º A
Professora Margarida Cortêz
O projeto é implementado à quarta-feira, com dinamização de um livro por semana. Habitualmente, as leituras em voz alta são feitas pela professora titular e/ou Professora Bibliotecária. Após audição da história, solicita-se aos alunos o reconto e a expressão da sua opinião sobre a mesma. Para além disso, algumas das histórias lidas - Todos no Sofá e A que sabe a Lua, têm servido de base à aplicação do Referencial Aprender com a BE, desenvolvendo atividades interdisciplinares e colaborativas entre a BE e a sala de aula). 2º Período "O que é o Amor?" de José Jorge Letria; Amor Monstro" de Rachel Bright; E viva a diferença" de Thierry Lenain - Vive la France (tradução e adaptação); Canção da joaninha", em Aquela nuvem e outras de Eugénio de Andrade; O ratinho medroso" de Alan Macdonald e Tim Warnes; O Cuquedo" de Clara Cunha; Querido pai" de Angélique Pelletier
2.º B
Professor Carlos Borges/Sónia Amaral
O projeto é implementado na hora de Projeto ou de Apoio ao Estudo, com dinamização de um livro por semana. Habitualmente, as leituras em voz alta são feitas pelo professor e selecionadas de acordo com as listas das obras de leitura recreativa do PNL e da Educação Literária do 2.º ano de escolaridade.
3.º C
Professora Paula Mota
O projeto é implementado duas vezes por semana, em Português e/ou Apoio ao Estudo. Cada aluno seleciona um livro a seu gosto e, na data previamente estipulada, apresenta-o (indicação da biografia do autor, do ilustrador, do título, da edição) e lê um excerto à turma.
4.º D
Professora Isabel Costa
O projeto é implementado diariamente. Opta-se pela leitura de excertos diários de obras integrais, selecionadas pelos alunos. As leituras são feitas quer em voz alta, quer silenciosamente pelos alunos e/ou pela professora titular. Neste 1.º período, os alunos estão a optar por livros da coleção Uma Aventura, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Sarzedo
1º ANO
Professora Anabela Sêco
O Projeto é implementado duas vezes por semana.
Obras lidas no 2º Período:"Mais lengalengas" de Luísa Ducla Soares "A flor vai ver o mar" de Alves Redol "O Cuquedo" de Clara Cunha "Aquela Nuvem e outras" de Eugénio de Andrade "A lagartinha comilona" de Eric Carle "Uma história confusa ou a revolta do ilustrador" de Sandra Santos Desafio "marcador truz truz"
3º Ano
Foram lidos os livros: "As aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi
"Trinta por uma linha" de António Torrado
"As fadas verdes" de Matilde Rosa Araújo
"O senhor do seu nariz e outras histórias" de Álvaro Magalhães
"Uma história confusa ou a revolta do ilustrador" de Sandra Santos
São Martinho da Cortiça
LIVROS TRABALHADOS
1.º ANO
Professora Maria João Cavaleiro
O projeto é implementado duas vezes por semana, em dias alternados (3.ª e 5.ª feiras). Os livros do PNL são selecionados pela professora e as leituras feitas por si, em voz alta, com recurso ao livro e, por vezes, ao suporte digital. Atendendo à faixa etária dos alunos, fazem-se leituras de lengalengas, de trava-línguas e audição de canções. O projeto "10 minutos a ler" articula com outros projetos da turma, nomeadamente PES, Ecoescolas e Ler, costurar, com a Cidadania e Desenvolvimento, as artes Performativas e a Expressão dramática. Os alunos constroem algumas personagens dos livros lidos e expõem na sala de aula e BE. 2º Período: -Todos no sofá; O escuro; Helmer; O cato que queria miminhos; A flor vai ver o mar; Aquela Nuvem e outras; Conversas com versos; O Hospital das letras; A ovelhinha preta; O lobo que queria mudar de cor; A lagartinha comilona; O ciclo do mel; Lengalengas
2.º e 3.º ANOS
Professor Anacleto Vaz
O projeto é implementado duas vezes por semana, em dias alternados, na hora de Projeto e Apoio ao Estudo. Os livros do PNL são selecionados pelo professor e as leituras feitas por si ou pelos alunos, em voz alta. Alguns livros lidos: A menina queria livros - Luísa Ducla Soares; Hoje não quero dormir - Alexandre Honrado; Porque é que os animais não conduzem - Pedro Seromenho;O monstro das cores - Anna Llenas; A lagartinha muito comilona - Eric CarleInês a inventora de profissões - Pedro Seromenho
4.º ANO
Professora Carla Gouveia
O projeto é dinamizado duas vezes por semana (quarta e sexta feira) na aula de português em sistema de rotatividade dos alunos que lerão pequenas narrativas, escolhidas por eles, em voz alta aos colegas. Existe um cronograma elaborado, uma grelha onde os alunos registam o dia da sua leitura e o livro lido. Para além disso, a docente criou um cartão da anatomia do(a) leitor(a), onde estão assinaladas as datas da leitura da responsabilidade de cada aluno.
Pombeiro da Beira
1.º - turma mista
Professora Manuela Mateus
Adotaram-se duas metodologias diferentes: 1.ª - Leitura e exploração de duas histórias do PNL, mensalmente, com a turma. As histórias são selecionadas pela professora e educadora, de acordo com critérios de qualidade e fundamentos científicos; 2.ª - Às 5.ª feiras, dia de aulas ao ar livre, colaborativamente com o grupo turma do pré-escolar, partilha-se uma história, extraída do livro Um dia de cada vez, de David Machado e Paulo Galindro.
Pomares
Professora Sandra Pedro
EVIDÊNCIAS
2º A e B de Arganil
O Nabo Gigante - Vídeo
O monstro das cores e o Cuquedo e um amor que mete medo
SMC-1º ANO
SMC-C - 4º ANO
CÔJA - A - 1º ANO
SARZEDO 1º ANO
2º Período
Sarzedo 2º Ano
Arganil 1º Ano - Professora Eugénia Salgado
Dez dedos dez segredos de Maria Alberta Menéres
O Cuquedo de Clara Cunha e Paulo Galindro- Atividade no âmbito do mês dos Afetos
João Pé de Feijão
O Espantalho Enamorado - 4º Ano de Arganil
O Lobo que Queria Mudar de Cor/Helmer - 1º Ano S. Martinho da Cortiça