Plano de Leituras - 2º Ciclo-2020-21
Planos das turmas
5º A_Arganil
Calendarização de 2 momentos de leitura durante a semana, sendo rotativa a leitura pelas diferentes disciplinas. Leituras individuais: Feliz Natal, Lobo mau, Clara Cunha; As Gémeas - O Sexto Ano no Colégio de Santa, Enyd Blyton; Viva as raparigas, Severine Clochard; O Sr. Rimas, Sandra Santos; Uma aventura na ilha deserta, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Os Lobos na casa misteriosa, José Carlos completo; Os Lobos no assalto ao castelo, José Carlos completo. Leitura para a turma (E@D): "O irmão esperto e o irmão pateta", Contos Tradicionais de Todo o Mundo Contados às Crianças, Amigos do Livro Editores (adaptado); "Põe-te mesa", Irmãos Grimm. Além destes, foram lidos textos dos Manuais das diversas Disciplinas (Textos de autor e/ou textos adaptados); Documentos Históricos; Textos sobre Valores, Educação Ambiental e Direitos humanos; Texto «Meninos de todas as cores» e Leitura de frases sobre «Saúde e Bem-Estar».
5º A_Côja
As leituras do 1º Período incidiram, sobretudo, nos temas da "Saúde e bem-estar". no segundo período: "O diário de um banana" de Jeff Kinney; "Uma aventura na Serra da Estrela" de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; "O monstro que veio do gelo" de David Williams; "A viúva e o papagaio" de Virginia Woolf; "Os lobos no assalto ao castelo" de José Carlos Completo e Mónica Cortesão Gonçalves e "O diário de um banana".
5º B_Arganil
No 5º. B, os alunos leram individualmente (leitura silenciosa) uma obra intitulada A malta do 2º. C de Catarina da Fonseca. No 2º Período, em E@D: "O irmão esperto e o irmão pateta", Contos Tradicionais de Todo o Mundo Contados às Crianças, Amigos do Livro Editores (adaptado); "Põe-te mesa", Irmãos Grimm e "O ganso de ouro", Irmãos Grimm e "A turma do 6C".
5º C_Arganil
Nesta turma estão a decorrer duas modalidades: Leitura individual e silenciosa. Cada aluno traz o seu próprio livro de casa ou da biblioteca; Leitura em voz alta, pelo aluno e/ou pelo professor, de um documento impresso ou em formato digital. Está a decorrer conforme decidido na reunião de Conselho de Turma. O Calendário encontra-se afixado na sala da turma. Foram lidos os livros: Os Mais Belos Contos de Grimm; Pedro Alecrim de António Mota e Rosa, Minha Irmã Rosa de Alice Vieira.
5º D_Arganil
Leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos por dia. Leitura em voz alta, feita pelo professor e/ou pelos alunos, a partir de um documento impresso (livro, revista) ou digital. No segundo período leram A viúva e o papagaio; O dia em que choveram chouriços - Contos e Lendas de Portugal e do mundo; Duendes dragões e outros bichos; A fada Oriana; Trisavô de pistola à cinta" de Alice Vieira e um artigo da Visão Júnior.
6º A_Arganil
Os alunos vão-se oferecendo para ler e cada um, vai lendo em voz alta, para os colegas. Serão leituras diversificadas. Em CED, estão ler Socorro! Sou uma Adolescente - Ana Luísa Pais. Em HGP, estão a ler resumos dos subdomínios retirados de Revistas de História.
6º A_Côja
Leituras variadas. Os alunos estão a fazer leitura em silencio, leitura expressiva e apresentação de livros, nas diversas disciplinas.
6º B_Arganil
Leitura coletiva da obra Pedro Alecrim de António Mota. documentos históricos/curiosidades nas disciplinas de HGP e de CN; Pedro Alecrim, António Mota; A malta do 2.ºC, Catarina Fonseca; Os Lobos na casa misteriosa, José Carlos completo; Os Lobos no assalto ao castelo, José Carlos completo; Uma aventura na cidade, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; Harry Potter e a pedra filosofal, J.K. Rowling e O irmão esperto e o irmão pateta.
6º C_Arganil
Opção 1 - Promover a leitura individual e silenciosa dos alunos durante pelo menos 10 minutos por dia. Esta opção implica que cada aluno tenha um livro na sua posse, seja ele do próprio ou requisitado na biblioteca. Opção 2 - Promover a leitura em voz alta, feita pelo professor e/ou pelos alunos, a partir de um documento impresso (livro, revista) ou digital. Pode haver continuidade até à leitura da obra integral. Estamos neste momento em fase de construção de uma biblioteca de turma para funcionar no 2.º período. Cada aluno traz 1 livro que vai fazer parte da "biblioteca". Os livros serão distribuídos pelos alunos da turma promovendo a partilha. Ficam sempre na sala e serão lidos conforme o calendário para as diversas disciplinas.
Cronogramas
EVIDÊNCIAS
5º A_Arganil
O Ganso de Ouro
5º A_Côja
5º B _ Arganil
5º B _ Côja
